quarta-feira, agosto 10, 2005

Versus

«Um dos maiores dilemas da juventude de hoje em dia, a seguir à escolha entre a Praça da Alegria e o SIC 10 horas, é a opção entre entrar prá droga ou entrar prós escuteiros», disse-o Sócrates à mais de 2000 anos e digo-o eu agora. «E porquê?», perguntam voces, àvidos de informação num tom muito sexy. Porque tanto a droga como os escuteiros teêm as suas (des)vantagens.
Os professores catedráticos, semeadores da dúvida e mensageiros da interrogação, poderão dizer: « ah! e tal, andar na droga é de homem!», e agora eu pergunto: « então e andar sempre de meinha até ao joelho, usar um lenço ao pescoço e andar sempre a cantar músicas sobre a amizade e a floresta? não é de homem?».

Depois, enquanto uma pessoa que ande na droga aprende a arrumar carros, uma pessoa que ande nos escuteiros aprende a fazer uma fogueira, e pensando que não, ainda são duas coisas que dá jeito saber, o que resulta num empate.
Em termos de publicidade, estamos sempre a ser confrontados com um «Diz NÃO à droga», porque a droga é pouca e não chega para todos, enquanto sobre escuteiros, não ha nada por ai que salte à vista, e « longe da vista, longe do coração» ( um probérvio popular que decidi incluir nesta reflexão só pra lhe emprestar um pouco de dignidade e sabedoria), o que dá vantagem à droga.
Por outro lado, enquanto nos escuteiros há acampamentos que podem durar semanas, na droga ha enternamentos que podem durar anos, logo, a vantagem está do lado dos escuteiros, se bem que, há aqui uma ressalva que precisa de ser feita, se nos drogarmos com o mesmo tipo de droga do Maradona, o processo de desintoxicação inclui: viagens pelo mundo com cobertura por parte da imprensa, entradas grátis para grandes jogos de futebol, passamos a ser tratados por "ídolo" ou "fogo! tens um pé esquerdo que faz maravilhas" e outras coisas do género, e por último, ainda temos direito a uma lapdance proporcionada pela JLo e paga pelo Fidel, ou não...
Para finalizar, enquanto os escuteiros andam por ai nas florestas a ver àrvores e formações rochosas, os que andam na droga, andam pelo espaço a ver cães gigantes de cores garridas e insectos falantes, ou pior, ha drogados que juram a pés juntos que a Teresa Guilherme é bonita...é chato quando a droga vem estragada.